QGIS: Instalar a Versão De Desenvolvimento E Ajudar Nos Testes

29 de Setembro, 2015

QGIS é um software SIG Open Source que está a ter um sucesso extraordinário e que tem um modelo de desenvolvimento que é o do Open Source em geral, seguindo a regra típica neste casos: ”release early, release often”. Isso traduz-se em 3/4 versões novas do programa cada ano. O número de versão acaba com um número par no caso das versões estáveis (exemplo: 2.6, 2.8, 2.10, 2.12, etc.) mas existem também versões intermédias, com número de versão que acaba com um número impar (exemplo: 2.7, 2.9, 2.11, 2.13, etc.), as chamadas versões de desenvolvimento ou ”master” (ou às vezes ”nightly”), ou seja as versões de QGIS que se irão tornar a próxima versão estável.

Estas versões de desenvolvimento são actualizadas diariamente, e podem ser instaladas sem grande problemas pois não causam nenhum conflito com as versões estáveis instaladas no mesmo computador.

Instalar QGIS ”master” é importante por varias razões:

  • pode haver uma nova funcionalidade que pode ser muito útil no nosso trabalho
  • pode ser que um bug conhecido já esteja resolvido
  • usando esta versão participamos de facto na fase de testes das novas versões do QGIS: isso leva a ter versões de QGIS melhores para todos. É particularmente importante na fase chamada ”feature freeze”, que inicia 1 mês antes da disponibilização da nova versão estável, uma fase onde não são acrescentadas novas funcionalidade e que é completamente dedicada à resolução de bugs.

De seguida são descritos os passos para a instalação de QGIS ”master” em ambiente Windows (quem queira instalar QGIS ”master” em ambiente Linux pode seguir o tutorial do Alexandre Neto o usar os repositórios disponíveis para diferentes distribuições):

  • descarregar o instalador OSGEO4W (32 bit ou 64 bit)
  • correr o instalador, seguir a “advanced install”
  • nos passos seguintes escolher todas as opções por omissão, até chegar a janela “Select Packages”
  • na categoria “Desktop” seleccionar para instalação o package “qgis-dev”
  • carregar em “next” e finalizar a instalação
QGIS master pronto a usar

As mesmas operações poderão ser repetidas diariamente, pois todos os dias QGIS ”master” é actualizado de forma incluir as novas funcionalidades e correcções de bugs feitas nas 24 horas anteriores.

Se usando QGIS master irão encontrar problemas (em modo especial os que não ocorrem nas versões estáveis) sugere-se é que o utilizador relate o mesmo no QGIS bug tracker.



Categorias: QGIS master, Windows, desenvolvimento, instalação


Blog desenvolvido com Octopress